Hotel Rural ****

Pretende-se desenvolver um empreendimento para turismo sénior recuperando diversas edificações existentes, uma vez que presentemente se verifica alguma falta de equipamentos e serviços de lazer que supram as necessidades inerentes aos grupos etários mais idosos. 

O presente empreendimento pretende dar resposta a essa carência, aliando-a a um imperativo de desenvolvimento local com o aproveitamento das áreas agrícolas, utilizando o espaço livre existente (e ampliando-o) para lazer e cultivo de produtos (preferencialmente de agricultura biológica) que se pretendem maioritariamente para utilização dos utilizadores do equipamento, mas não só. 

Pretende-se assim dotar a zona com um equipamento turístico de qualidade, de modo a promover a actividade turística, nomeadamente de turismo sénior, promovendo em simultâneo o desenvolvimento local.

A actividade agrícola concorrerá para aliar um carácter lúdico ao de lazer das estadias dos utentes, tornando-as assim mais aprazíveis, para o que também concorre a vasta área livre cultivada e ajardinada, as excelentes condições climáticas e paisagísticas do local e os equipamentos e serviços à disposição dos utilizadores. 

Uma vez que o edifício a reabilitar se situa em meio rural, pretende-se fomentar a utilização e consumo de produtos locais, assim com a produção de alguns produtos hortícolas no próprio espaço, nomeadamente através de métodos de agricultura biológica.

O empreendimento foi considerado um investimento de interesse concelhio pela Câmara Municipal.

Os detalhes do Hotel Rural de quatro estrelas

O edifício após reabilitação ficará com uma área de construção total de 3964,00 m², numa área de implantação de 1125,00 m², ficando com uma área de 4035,00 m²  para acessos, ajardinamento e horta.

 Uma vez que o edifício existente se trata de uma edificação de cariz rural sem uma correspondência com as edificações tradicionais da zona, pretendeu-se dotar a edificação reabilitada de uma imagem consentânea com a qualidade pretendida para o empreendimento, quer através da escolha de materiais quer das formas criadas para dar resposta ao programa que pretende implementar.

O terreno encontra-se servido por arruamento público e pelas infraestruturas necessárias.

O programa proposto consta de 33 unidades de alojamento duplo, correspondendo a uma capacidade de 66 utentes, em quartos duplos (15) e suítes (18), complementando com restaurante, sala polivalente e SPA.

O edifício desenvolver-se-á em cave, dois pisos e um piso recuado, sendo a cave destinada a estacionamento, áreas técnicas, arrecadação e parte de serviços de apoio, no piso térreo ficarão as áreas sociais do empreendimento, salas, restaurante, bar, SPA e os restantes serviços, incluindo a administração, no piso superior e no recuado ficarão os quartos, suites e áreas de apoio, situadas em duas alas simétricas em relação á zona de distribuição vertical, tendo ambos os pisos, térreo e superior, entradas de nível, devido á topografia do local.

Esta distribuição vertical contém uma escada e um elevador com capacidade para cadeira de rodas.

O edifício é ainda servido por uma comunicação vertical de serviço, que contem também um elevador.

Parte das suites que se situam no piso superior terão acesso a varandas privadas exteriores e as que se situam no piso recuado terão terraços privados envoltos por zona de cobertura ajardinada.

Edifício este que, está projetado para ter todas as características de um Hotel de 4 Estrelas.

O empreendimento possui 33 unidades de alojamento (15 quartos e 18 suites), com 66 camas individuais fixas e possibilidade de 20 camas convertíveis, um restaurante com capacidade para 76 utilizadores,  uma sala de apoio e um bar com capacidade para 50 utentes, sala de reunião polivalente, porque subdivisível em três, com capacidade para 90 pessoas, um SPA com pequena piscina, jacuzzi e sauna, uma sala  de apoio para cabeleireiro, um estacionamento em cave com capacidade para 30 viaturas, sendo três lugares para pessoas com mobilidade reduzida e um para cargas e descargas. 

Exteriormente existirá uma área de 4035 m² ajardinada e uma piscina exterior com 12X7m de plano de água, com um área de 125 m² e uma área total incluindo a zona sobre as máquinas de 147 m², a piscina será executada em betão armado com revestimento grés e caleira tipo “filandesa”.

Mais fotos do Hotel Rural

Clica na imagem para ampliar!

Partilha-nos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email
Facebook
Instagram